TIC
Tecnologias de Informação e Comunicação
Caracterização da Disciplina
As Tecnologias da Informação e Comunicação, vulgarmente designadas por TIC, surgem na matriz curricular dos cursos de nível secundário de educação, enquanto formação geral, no sistema educativo português, como consequência, entre outros, de dois vetores fundamentais. O primeiro tem a ver com o consenso que existe na sociedade portuguesa de que hoje, como num futuro próximo, qualquer cidadão que não tenha um domínio destas tecnologias é, de facto, um analfabeto funcional, ficando comprometida a sua integração social. O segundo está intimamente ligado ao facto de a estrutura funcional dos modelos de aprendizagem, tradicionalmente vocacionados para uma escola predominantemente informativa, estar em franca mutação, centrando-se cada vez mais a ação da escola na gestão da informação e não na sua transmissão, atendendo a que as fontes de informação são cada vez mais plurais e centradas na TIC.
Neste sentido, a disciplina te Tecnologias da Informação e Comunicação integra a componente de formação sociocultural dos cursos profissionais, por forma a garantir aos jovens a aprendizagem de ferramentas diversificadas na ótica do utilizar, indispensáveis ao sucesso pessoal e profissional.
Assim, a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação tem como finalidades:
- Fomentar a disponibilidade para uma aprendizagem ao longo da vida como condição necessária à adaptação a novas situações e à capacidade de resolver problemas no contexto da sociedade do conhecimento;
- Promover a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, bem como a capacidade para trabalhar em equipa numa perspetiva de abertura à mudança, à diversidade cultural e ao exercício de uma cidadania ativa;
- Fomentar o interesse pela pesquisa, pela descoberta e peço inovação, face aos desafios da sociedade do conhecimento;
- Promover o desenvolvimento de competências na utilização das tecnologias da informação e comunicação para possibilitar uma literacia digital generalizada, num quandro de igualdade de oportunidades e de coesão social;
- Fomentar a análise crítica da função e do poder das novas tecnologias da informação e comunicação;
- Desenvolver a capacidade de pesquisar, tratar, produzir e comunicar a informação, quer pelos meios tradicionais, que através das novas tecnologias da informação e comunicação;
- Desenvolver capacidades para utilizar, adequadamente, e manipular, com rigor técnico, aplicações informáticas, nomeadamente em articulações com as aprendizagem e tecnologias específicas das outras áreas disciplinares;
- Promover as práticas inerentes às normas de segurança dos dados e da informação;
- Promover práticas que permitam lidar, por atecipação, com os condicionalismos a que estão sujeitos os profissionais da área da informática, comeadamente a ergonomia e a saúdes ocular.
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Elenco Modular
Módulo | Designação | Duração de Referência (blocos) |
1 | Folha de Cálculo | 40 |
2 | Gestão de base de dados | 40 |
3 | Criação de Páginas Web | 40 |
